24.12.09

a tua fotografia, o que transmite?...

tenho sempre por base e principais influências Helmut Newton e Mario Testino.
mas a apatia que Newton me transmite e a sexualidade de Testino raramente estão visiveis no que faço.
não tiro boas fotografias, capto momentos que me completam. nos retratos procuro a complexidade do ser humano e nas paisagens a sua simplicidade porque me leva à sua essência absoluta. A verdade é que o resultado que obtenho é uma fria sensibilidade. e isso não me chateia, porque é o que me caracteriza, e sei que por muito que venha a aprender, isso já ninguém me tira.
não é a minha canon que faz tudo. é o desconhecido, é a música, e a cidade, o cinema, a pintua, a arquitectura, a literatura, a comida, o sono e o sonho, o surreal e a realidade objectiva and so on and so on .
é o meu olho, é o meu cérebro, é a minha inteligência.
dane-se o resto.
tudo isto porque tive uma conversa com a minha BFF à 3 dias atrás.
a fotografia não é boa porqe foi tirada com uma máquina reflex, o importante é o conteudo.
e porque hoje tive o meu primeiro livro sagrado de fotografia.
...e o teu conceito de arte?

1 comentário:

  1. Pareces ter uma noção de arte que muito prezo.
    Arte é acima de tudo, aquilo que transmite ideias e sensações, e além disso se for original, novo e único, então melhor! Depois cada verdadeiro artista tem a sua própria arte! Existem muitos artistas, no entanto existem poucos artistas que tenham realmente inventado algo de original a partir do "nada" e acho que isso acontece quando vais mesmo ao fundo de ti, quando entras completamente nas tuas profundezas e não pensas em influências ou teorias... vais buscar o que precisas, quase como uma catarse!
    A tua foto pode ser tecnicamente má, mas se ela transmitir "algo" a "alguém" então o objectivo cumpriu-se e a arte existe ali!

    Sendo a música a minha maior paixão, estou mais á vontade nesse campo.
    A técnica existe SÓ para nos dar a conhecer novas formas de expressar a nossa arte, para ser mais fácil de "buscar" essa arte.
    Se a técnica for o fim a atingir (e não o meio para atingir a arte) então isso é arte?? Para mim não.
    Prefiro ouvir um músico debitar o mesmo acorde durante minutos (e ouço mesmo) a ouvir alguém mostrar toda a técnica que tem (olá Satriani, Vai, Dream Theater).
    No cinema prefiro a mise-en-scène de excelência de Tarr ou Tarkovsky a todas as técnicas de CGI ou inovações plásticas do 3D.

    Se os momentos que captas te completam, então isso é arte. E é a arte feita no seu estado mais puro, para o seu autor! Nunca para uma audiência ou uma plateia!
    Captar a essência do ser humano é muito difícil, de uma complexidade extrema e penso que o conseguimos muito poucas vezes na vida, e quando a captares vais sentir mesmo isso.

    Toda a arte existe no éter, mas só os verdadeiros ARTISTAS a conseguem capturar... :)

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Seguidores